Quake completa 20 anos
John Romero postou primeiras imagens do jogo e documento sobre o processo de criação
Se DOOM foi um jogo da Id Software que redefiniu o mundo dos video games, Quake veio aparar suas arestas. Em 22 de junho de 1996, o jogo se tornou o primeiro a ser lançado inteiramente em 3D, incluindo ambientes, personagens e animações. Ele também foi um dos primeiros jogos pensados para o multiplayer online em uma época que que a internet não apenas era discada, mas parecia ser mantida funcionando apenas com fita adesiva, cuspe e pensamentos positivos.
O jogo obrigou muita gente a comprar placas de vídeo, o que enriqueceu a AMD e a NVidia, e criou vários dos modos de jogo noventistas que hoje estão meio datados, mas ainda são usados, como capturar a bandeira e deathmatch. Para celebrar, o fundador da Id Software e criador de DOOM e Quake, John Romero fez uma postagem em seu blog com algumas informações bem interessantes sobre o jogo.
Ele postou uma galeria com todas as primeiras imagens divulgadas do jogo em agosto de 1995 além de um documento chamado QUAKETALK 95 criado pelo jornalista Joost Shuur que reúne todas as entrevistas, boatos, notícias e imagens divulgadas sobre o game antes do lançamento. Vale a pena conferir.
Atualmente, Quake existe apenas na forma de Quake Live, uma versão lite de Quake III: Arena, e a Bethesda irá lançar um novo jogo online da franquia no futuro, chamado Quake Champions. O último jogo da linha principal, Quake 4, foi lançado em 2005 antes da Id quebrar.