UM VOTO BASTA

Quatro municípios têm candidatos únicos a prefeito em Goiás

No Brasil todo, 117 candidatos têm a mesma situação nas eleições de 2020

Conheça os prefeitos eleitos nas capitais brasileiras

Quatro municípios goianos possuem apenas um candidato a prefeito. Em Araçu, Davinópolis, Mairipotaba e Panamá apenas um candidato registrou, em cada município, chapa junto à Justiça Eleitoral. Com isso, os prefeitáveis poderão vencer com apenas um voto válido cada. Levantamento do jornal O Estado de São Paulo aponta que, no Brasil todo, 117 candidatos têm a mesma situação nas eleições de 2020.

Em Araçu, município a cerca de 70 quilômetros (km) de Goiânia, o candidato é Milton Lemes, o Milton M10, que concorre pelo PSD. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade possui 3924 eleitores, que votam em 20 seções.

Diogo Rosa Nunes (Podemos) é o candidato único de Davinópolis, no sudeste goiano. O município possui 3507 eleitores. Já em Mairipotaba, o candidato a prefeito é Carlos Henrique pelo Progressistas. O município possui 2617 eleitores. Em Panamá, que possui 2642 eleitores, o candidato único é José Willian Coelho, o Zé Willian (PL).

Candidatos únicos em Goiás (Foto: Reprodução)

Vitória fácil

O curioso é que a legislação eleitoral não prevê nenhuma excepcionalidade para casos de candidato único. Assim, conforme explica o advogado eleitoral Bruno Pena, o candidato pode vencer com seu próprio e único voto.

“A legislação estabelece que será eleito o prefeito e vice que obtiver a maioria dos votos. Se ele tiver um voto, teve 100% dos votos, já que nulo e branco não computam. Então, se ele votar nele, já está eleito. Aquela histórica de que, se houver maioria de votos nulos ou branco anularia a eleição não passa de mito”, afirma o advogado Bruno Pena.

Em 2016, a situação se repetiu em outros quatro municípios goianos: Vianápolis, São João da Paraúna, Mutunópolis e Moiporá, quando também tiveram candidatos únicos a prefeito.