meio ambiente

Queimadas em São Paulo começaram em um intervalo de apenas 1h30

Análise feita pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) revela o surgimento de focos…

Queimadas no Brasil: indício de ação criminosa (Foto: Agência Brasil)

Análise feita pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) revela o surgimento de focos simultâneos de incêndio no intervalo de apenas 90 minutos no estado de São Paulo, entre as 10h30 e 12h de sexta-feira (23).

Existe um satélite que capta focos de calor e passa sobre a região na parte da manhã e no final da tarde. Entre as duas passagens dele, naquele mesmo dia, o número de focos subiu de 25 para 1.886. São informações do G1.

A coincidência de horário é um dos pontos que faz especialistas suspeitarem de incêndios criminosos e coordenados. Pelo menos cinco pessoas já foram presas por envolvimento nos incêndios.

Queimadas que ocorrem de forma natural tendem a começar em momentos diferentes, influenciados por fatores como umidade do solo, vegetação seca e condições climáticas.

São Paulo registrou 2,6 mil focos de calor entre os dias 22 e 24 de agosto, dos quais 81,2% estavam concenrados em áreas de uso agropecuário, como plantações de cana-de-açúcar e pastagens.

Indício
Em entrevista ao podcast ‘O Assunto’, apresentado pela jornalista Natuza Nery, a especialista em monitoramento de incêndios Ane Alencar disse que essa coincidência de horários é um forte indício de interferência humana, já que em condições normais, o comportamento do fogo seria mais variado.

“O que nós vimos é que grande parte dos focos começaram a gerar fumaça mais ou menos no mesmo horário. E isso foi curioso”, explicou a especialista.

“[E isso] indica que se não foram, se não se conversaram, tem uma coisa muito interessante acontecendo ali, ondo todos os focos começaram mais ou menos na mesmo hora”, acrescentou.