São Paulo

Queimadas levam Ribeirão Preto a suspender aulas em todas as escolas municipais

Prefeitura diz ter constatado acúmulo de fuligem nos colégios; atividades serão retomadas na terça (27) após higienização

Fumaça encobre céu de Ribeirão Preto (Foto: Reprodução)

(Folhapress) A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a suspensão das aulas em todas as escolas municipais nesta segunda-feira (26) por causa das queimadas que atingiram a região nos últimos dias.

Segundo a Secretaria de Educação, a decisão foi tomada após terem constatado um grande acúmulo de fuligem nas escolas, o que poderia prejudicar a saúde das crianças e funcionários.

“Uma higienização rigorosa deve ser realizada em todas as unidades escolares, a fim de evitar ou agravar problemas de saúde, que podem afetar particularmente bebês e crianças”, diz o comunicado.

Ribeirão Preto é uma das cidades mais atingidas pelas queimadas que se alastraram pelo interior do estado nos últimos dias.

A Secretaria de Educação informou que as aulas devem ser retomadas na terça-feira (27), mas que eventuais medidas de contingências podem ser anunciadas conforme a necessidade de preservar a saúde e segurança dos estudantes e funcionários.

Desde sexta-feira (23), a cidade de Ribeirão Preto tem sido fortemente atingida por queimadas e uma espessa fumaça dos incêndios. Na manhã deste domingo (25), o aeroporto de Ribeirão, Doutor Leite Lopes, chegou a suspender voos pela baixa visibilidade aérea causada pela fumaça que domina a região. Nenhum avião decolou ou aterrissou das 6h às 10h, quando a situação foi normalizada.

A situação também provocou a alta de problemas respiratórios e de atendimentos nas unidades de saúde.

Neste sábado (24), as quatro UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) de Ribeirão Preto registraram aumento de cerca de 60% na procura. Em um sábado normal, são feitos em média 2.000 atendimento.

Desde sábado, aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) têm auxiliado no combate aos incêndios na região.