LUTO

Quem era Sinomar Fernandes, líder evangélico que faleceu nesta terça-feira

Ele dedicou mais de 50 anos de sua vida à religião

O Apóstolo Sinomar Fernandes Silveira, fundador do Ministério Luz para os Povos, em Goiânia, deixou um legado de fé e dedicação à transformação de vidas através do Evangelho. Nascido em Nerópolis, sua jornada o levou de Uruana a Anápolis, onde sua paixão pela fé floresceu. Ele faleceu na manhã desta terça-feira (20), aos 76 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia, diagnosticada há aproximadamente uma semana.

Antes de se tornar pastor, Sinomar se preparou para a função. O próprio conta sua história em relato disponível no site oficial da igreja que fundou. “Depois de receber um chamado de Deus com sinais impressionantes que marcaram minha vida, fui estudar em Belo Horizonte no Seminário Teológico Evangélico do Brasil. Anos depois, tive a oportunidade de me aprofundar nos estudos quando, na Faculdade Fundamentalista de São Paulo fiz o Curso Superior em Teologia”, relata.

Em 1973, Sinomar iniciou sua trajetória como pastor na Igreja Cristã Evangélica, marcando o início de uma vida dedicada de quase 50 anos prestados ao serviço religioso. Em 1987, movido por uma visão divina, fundou o Ministério Luz para os Povos, ao lado de sua esposa Elizabeth Fernandes da Silveira, que faleceu em 2014, e de outros pastores. 

Um ano depois da morte de sua primeira esposa, Sinomar se casou novamente com a apóstola Noeme de Souza Torres, que o acompanhou até o fim de sua vida. Os próprios relatam como se deu essa nova união. “No dia 3 de janeiro de 2015, abandonamos nossa viuvez e nos casamos. Essa atitude nos levou a um tempo novo. Misturamos nossas famílias, e hoje estamos construindo uma história nova e diferente”, relatou.

Com uma visão clara de levar a mensagem de Jesus a todos os cantos, Sinomar pastoreou a Igreja da Fama, de Goiânia, por 44 anos, impactando milhares de vidas em Goiânia, Goiás e em todo o Brasil. Sua influência se estendeu além das fronteiras nacionais, com conferências realizadas em mais de 41 países.

Tamanha influência entre as igrejas, o fez com que desse sua “bênção” para políticos e postulantes a cargos públicos. Um de seus filhos, Simeyzon Silveira, hoje filiado ao PSD, chegou a ser por duas vezes deputado estadual por Goiás, além de vereador por Goiânia. Hoje, é diretor-institucional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). Outros dois de seus filhos estão empenhados na vida religiosa. O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), decretou luto de três dias diante da morte do apostólo.