Rafael Lara oficializa candidatura à reeleição da OAB-GO em evento com 3 mil pessoas
Este ano, as eleições da OAB-GO ocorrerão de forma totalmente online no dia 19 de novembro
Aproximadamente 3 mil pessoas participaram na noite desta quinta-feira (17) do lançamento da chapa “O Compromisso Continua”, liderada pelo advogado Rafael Lara Martins, que busca a reeleição para a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO). O evento, realizado na Casa do Compromisso, no Setor Oeste, superlotou o espaço com milhares de advogados que marcaram presença para o início oficial da campanha.
Os 142 membros da chapa, incluindo os indicados para a Escola Superior da Advocacia (ESA), Ouvidoria e Procuradoria da OAB-GO, foram apresentados ao público. Lara também trouxe ao palco o ex-presidente Lúcio Flávio de Paiva e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Jacó Coelho, ressaltando que “se estou aqui, é porque me apoiei nos ombros de gigantes”.
A chapa, que concorre com o número 1, conta com Thales Jayme como vice, Talita Hayasaki como secretária-geral, Thaís Sena na secretaria-geral adjunta, e David Soares como tesoureiro. Para a diretoria da Casag, os nomes indicados são Eduardo Cardoso Jr. (presidente), Larissa Bareato (vice), Chríssia Bandim (secretária-geral), Ivan Trindade (secretário-geral adjunto) e Rodrigo Guedes (tesoureiro). Já para o Conselho Federal, concorrem os advogados Pedro Paulo de Medeiros, Marcos César Gonçalves de Oliveira, Ana Vitória Caiado, Ariana Garcia, Wandir Allan e Thaís Inácia de Castro.
Durante o evento, Rafael Lara foi o único a discursar, fazendo um breve balanço de sua gestão. Ele destacou a regionalização da Procuradoria de Prerrogativas e a criação da maior comissão de Direitos e Prerrogativas da história da OAB-GO. Enfatizou também iniciativas voltadas à jovem advocacia, como a Incubadora de Novos Escritórios e o Projeto Mentoria, que visa conectar novos advogados a profissionais consolidados no mercado.
Lara mencionou ainda melhorias na infraestrutura, como a inauguração de salas de apoio no Complexo Prisional e no Fórum Cível de Goiânia, além de 70 intervenções estruturais em sedes e salas de apoio em todo o estado. Ele comemorou a criação da Ouvidoria da Mulher, a implementação do aplicativo Ordem, e o recorde histórico no pagamento de honorários dativos, que ultrapassou a marca de R$ 48 milhões.
O candidato também celebrou o apoio de todos os atuais presidentes das 57 subseções e o respaldo de 100% dos ex-presidentes da OAB-GO.
Na plataforma da chapa “O Compromisso Continua”, Lara destacou o Projeto Inova OAB, que tem como objetivo transformar a OAB-GO em referência nacional em inovação e tecnologia, além de promover amplo apoio a startups jurídicas e cursos de inteligência artificial, bem como a criação de uma Escola de Negócios para Advogados. Ele também propôs a expansão dos projetos de Mentoria e da Incubadora.
Na área de direitos e prerrogativas, a chapa planeja a instituição de plantões presenciais nas centrais de flagrantes, delegacias e fóruns, além da realização de audiências públicas anuais sobre as prerrogativas da advocacia. Para a advocacia dativa, a meta é zerar a fila de pagamentos, atualmente com espera de até dois anos, para garantir o recebimento em até 12 meses após o protocolo.
Outra proposta da plataforma é a concessão de descontos para a abertura de sociedades de advogados jovens e a construção de uma nova sede para a OAB-GO.