Reajuste de 9,16% na conta da água começa a vigorar nesta sexta-feira em Goiás
Saneago disse que aumento visa recompor a empresa das perdas inflacionárias do ano anterior
Após o reajuste de mais de 30% no ano passado, a Saneago voltou a aumentar o valor da conta de água dos goianos. Dessa vez, o aumento será de 9,16% e começa a vigorar a partir desta sexta-feira (01/07) em todo o Estado.
A Saneago, em nota, ressaltou que o reajuste que entrou em vigou hoje é tarifário, ou seja, visa recompor a empresa das perdas inflacionárias do ano anterior.
Ano passado, a Saneago foi autorizada pela Agência Goiana de Regulação (AGR) a realizar duas revisões tarifárias referentes aos serviços de fornecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto sanitário. A primeira delas ocorreu no dia 1º de maio e houve reajuste 2,40% por conta do aumento no custo de energia elétrica, ocorrido a partir de setembro de 2014.
Depois, foi autorizada uma revisão tarifária ordinária que foi divida em três parcelas: a primeira, no valor de 16,07%, foi aplicada a partir de 1º de julho; a segunda, de 8%, a partir de 1º de outubro; a terceira, de 5,40%, começou a vigorar no dia 1º de dezembro de 2015. Dessa vez, a justificativa foi a recuperação de investimentos realizados pela empresa.
Segundo o superintendente de comunicação da Saneago, Luiz Novo, não está previsto nenhum novo reajuste este ano. “Não há previsão, a não ser que tenha alum aumento de energia excepcional, alguma coisa fora do normal. A revisão tarifária como foi feita ano passado só tem agora em 2019, ela é feita de quatro em quatro anos”, explicou.