Reaplicação da prova do Enem 2020 acontece nesta terça (23) e quarta (24)
Os candidatos que tiveram problemas no Enem digital também fazem nesta terça (23) a reaplicação, mas a versão é a impressa. Não há reaplicação digital.
Nesta terça-feira (23) acontece o primeiro dia de reaplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mais longo porque abrange questões de linguagens, ciências humanas e uma redação. Amanhã (24), acontece o segundo dia, com matemática e ciências da natureza.
A prova é realizada todo ano para candidatos que tenham tido algum problema —desde que esteja previsto em edital— que os impossibilite de fazer a prova nos dias corretos.
No Enem 2020, a reaplicação ganhou mais relevância porque o candidato com sintomas de covid-19 (e outras doenças infectocontagiosas), mesmo sem diagnóstico confirmado, pôde solicitar inscrição para a reaplicação já que a orientação era não comparecer se estivesse doente nos dias de aplicação regular.
Os candidatos que tiveram problemas no Enem digital também fazem hoje a reaplicação, mas a versão é a impressa. Não há reaplicação digital.
Além da pandemia, “incidentes logísticos”, como queda de energia e desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de prova, são justificativas para fazer a prova hoje e amanhã.
O pedido para solicitar a reaplicação estava sujeito à aprovação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O instituto não informou quantos inscritos foram liberados a a fazer a reaplicação.
Barrados no Enem
Neste ano, outros problemas diretamente ligados com a pandemia aumentaram o número de alunos que farão a reaplicação.
Em alguns estados, candidatos foram barrados por fiscais de prova sob o argumento de que as salas já tinham atingido a lotação máxima, de acordo com as normas sanitárias. A distribuição das salas, que deveria garantir acesso a todos os candidatos mesmo com as medidas sanitárias, é atribuição do Inep.
Os dias regulares de aplicação do Enem também coincidiram com o caos da saúde no Amazonas e, por isso, os candidatos de todos os municípios do estado, além dos municípios de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura, de Rondônia, também farão a reaplicação.
Os resultados finais de todas as provas do Enem, inclusive da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.
Os gabaritos oficiais e os Cadernos de Questões do Enem PPL/Reaplicação serão divulgados no portal do Inep em 1º de março.
Onde faço a prova?
O local de prova estará indicado na Página do Participante, no site do Enem.
Atenção: ele pode ser diferente do indicado ao aluno quando ele se inscreveu pela primeira vez.
Como funciona a prova?
A reaplicação é uma prova no formato do Enem impresso. Mesmo que um candidato estivesse inscrito inicialmente para o Enem digital, a reaplicação será em formato impresso.
São 180 questões objetivas e uma redação:
1º dia
Duração: 5 horas e meia
Conteúdo: 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e uma redação;
2° dia
Duração: 5 horas
Conteúdo: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Horários importantes
- Abertura dos portões: 11h30 (horário de Brasília)
- Fechamento: 13h (horário de Brasília)
- Início da prova: 13h30 (horário de Brasília)
- Final da prova: 19h (horário de Brasília), no primeiro dia, e 18h30, no segundo
O que levar?
- Documento oficial com foto (RG e CNH, por exemplo). Não vale cópia autenticada, nem documento digital;
- Caneta preta de material transparente;
- Máscara (leve máscaras extras caso precise trocar; o uso é obrigatório durante toda a duração da prova);
- Álcool gel;
- Comidas leves e água em garrafa de material transparente.
Cuidados
- Desligue todos os aparelhos eletrônicos antes de guardá-los no envelope de porta-objetos que será disponibilizado. Se ele tocar, o candidato será eliminado;
- Peças de roupa como chapéus, gorros e bonés são proibidos;
- Óculos escuros, relógios e materiais como lápis e borracha devem ficar dentro do envelope;
- Planeje-se para chegar cedo e não esqueça de considerar que muitas pessoas estarão se dirigindo para o mesmo local de prova, o que pode gerar trânsito e atrasos;
- Os portões serão abertos meia hora mais cedo do que nos anos anteriores, às 11h30, para que sejam evitadas as aglomerações;
- Não esqueça da máscara! É obrigatório o uso a todo momento nos locais de prova, mesmo fora das salas de aula. Leve máscaras reservas caso precise trocar;
- Se possível, leve o próprio álcool em gel. As salas terão álcool em gel disponível para quem não levar.