Remessa de 3,8 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil
Avião com o imunizante deve pousar às 16h em Guarulhos
Chega neste domingo (2) ao Brasil uma remessa com 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes foram obtidos no âmbito do mecanismo Covax Facility, consórcio que conta com governos e fabricantes e é coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As doses chegam em voo que aterrissará no aeroporto de Guarulhos. O voo está previsto para às 16h e será recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e a representante da OMS no Brasil, Socorro Gross.
Ontem, um novo voo já havia entregado 220 mil doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca. O Brasil tem direito a mais de 10 milhões de doses pelo mecanismo da Covax Facility.
Segundo balanço do Ministério da Saúde, considerando essa nova carga, foram disponibilizados, por meio de fabricação no país ou importação, 17,1 milhões de doses em um intervalo de seis dias, contando a partir do dia 28 de abril. Nesse dia, o ministério recebeu 5,2 milhões.
No dia 29, chegou ao Brasil 1 milhão de doses da Pfizer. No dia 30, foram entregues 6,5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da vacina CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.
Goiânia recebe 22 mil vacinas contra Covid-19
Goiânia recebeu, na última quinta-feira (29), 22.250 doses de vacina Astrazeneca contra a Covid-19. De acordo com a prefeitura, 5% das doses serão usadas para imunizar trabalhadores das forças de segurança e salvamento e 30% (6.675) para trabalhadores da Saúde. Com isso, serão disponibilizadas 14.465 mil para primeira dose de idosos de 61 anos.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a nova remessa, a pasta dará sequência à aplicação da primeira dose em idosos a partir de 61 anos independente das iniciais dos nomes. As doses serão aplicadas a partir de amanhã, sexta-feira, das 8h às 17h.
Vale destacar que não haverá vacinação de segunda dose para idosos, pois nenhuma faixa etária está dentro do prazo previsto.