Respostas iguais em concurso da Saneago motivam operação da Polícia Federal
Cerca de 20 policiais, que participaram da Operação Certame, cumpriram 3 mandados de busca e apreensão contra dois candidatos aprovados e o coordenador do concurso à época.
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (14), uma operação para apurar a suspeita de fraude em um concurso público da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) realizado em 2018. A suspeita de irregularidade surgiu após a Universidade Federal de Goiás (UFG), que realizou o concurso, identificar duas respostas idênticas na prova discursiva do certame.
Segundo informações da PF, cerca de 20 policiais, que participaram da ação batizada de Operação Certame, cumpriram 3 mandados de busca e apreensão contra dois candidatos aprovados e o coordenador do concurso à época.
O órgão informou que as investigações tiveram início após a reitoria da UFG denunciar uma suspeita de fraude no concurso da Saneago para o cargo de assessor jurídico do ano de 2018, realizado pelo Centro de Seleção da UFG.
Ainda conforme a PF, ficou constatado que dois candidatos apresentaram respostas perfeitamente idênticas ao gabarito oficial da prova discursiva, o que teria levantado suspeitas da comissão responsável pela temática em questão.
O crime em apuração é o de fraude em certame de interesse público, com pena máxima de 4 anos de reclusão e multa.
Em nota enviada ao Mais Goiás, a Saneago afirmou que está à disposição “para prestar toda a colaboração necessária às investigações”. Veja abaixo:
“Após tomar conhecimento, pela nota da Polícia Federal, a Saneago informa que contratou a Universidade Federal de Goiás (UFG) no ano de 2017 para os serviços de organização, planejamento e realização de concurso público, com a elaboração, impressão e aplicação de provas, para o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal. Nesse sentido, não houve participação da Saneago nos processos de seleção, cabendo à contratada o controle sobre todas as fases do concurso. A Companhia ressalta ainda que não foi notificada pela Polícia Federal em razão da Operação Certame e que está, inteiramente, à disposição para prestar toda a colaboração necessária às investigações, reforçando seu compromisso para garantir a lisura em todos os processos.
Saneamento de Goiás S.A. – Saneago”