Restaurantes cobram iFood por ação de hackers e frases pró-Bolsonaro no app
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) decidiu cobrar o iFood pelos prejuízos decorrentes…
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) decidiu cobrar o iFood pelos prejuízos decorrentes de uma falha no app na terça-feira (2). Um grupo de hackers invadiu o aplicativo e trocou nomes de restaurantes por frases pró-Bolsonaro e antipetistas.
“Recebemos com muita preocupação a notícia. Além dos óbvios prejuízos financeiros, que esperamos que sejam compensados pelo aplicativo, e de imagem para os estabelecimentos, o que chama a atenção é a fragilidade demonstrada. Menos mal que a resposta tenha sido rápida, identificando e resolvendo o problema antes que os prejuízos se avolumassem”, disse.
Restaurantes pedem maior segurança de dados
A associação pede ainda que os procedimentos de segurança sejam revistos e reforçados pelo iFood. Além disso, que todos os apps de entrega possam fazer o mesmo para proteger os dados dos estabelecimentos e dos clientes.
Por meio de nota, o iFood confirmou ter identificado que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados.
Segundo a empresa, a investigação interna revela que não ocorreu um ciberataque à plataforma e que o incidente foi causado por um operador de atendimento de uma prestadora de serviços que tinha permissão para ajustar informações dos estabelecimentos.