São Paulo registra temperatura mais baixa do ano na cidade
No Sul, massa de ar polar não deve trazer mais neve, mas os dias continuam gelados e com geada ao amanhecer; cidades do Norte também vivem friagem
A cidade de São Paulo registrou sua temperatura mais baixa deste ano durante a manhã deste sábado (22). Por volta das 9h, os termômetros da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte, a principal estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na capital paulista, marcaram 8,2ºC. Mínimas de 7ºC a 9ºC estão previstas até quarta no município.
Na tarde chuvosa desta sexta (21) outro recorde já tinha sido atingido. Com 9,3°C, São Paulo chegou à segunda menor temperatura na cidade para uma tarde em 60 anos no mês de agosto. Durante o período, a temperatura só perde para os 8,8°C vividos na tarde de 19 de agosto de 1987.
As baixas temperaturas são consequência de uma massa de ar polar vinda da Argentina que já afetou diversas partes do Brasil nos últimos dias e ainda pode provocar outros registros históricos de frio. No Rio, é possível que suas temperaturas mais geladas de 2020 sejam observadas até terça-feira, segundo o meteorologista Wanderson Luiz Silva, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O serviço de meteorologia Climatempo prevê que a segunda-feira tenha mínima de 11ºC e máxima de 22ºC na cidade. Na terça, a previsão de máxima permanece e a de mínima sobe para 13ºC.
A chuva forte, que provocou estragos e colocou a capital fluminense em estágio de atenção na madrugada deste sábado, porém, deve dar uma trégua a partir deste domingo. A previsão para os próximos dias é de chuva fraca.
Já em relação a ventos, o norte fluminense faz parte de uma área para a qual o Inmet divulgou um alerta na noite desta sexta. O aviso, que vale até a noite de domingo, aponta para a tendência de ventos costeiros fortes. O Espírito Santo também deve ser atingido.
Sobe e desce
Segundo o Inmet, as temperaturas mais baixas do Brasil nas últimas 24 horas foram registradas em Santa Catarina. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, fez -8,6ºC. Logo abaixo na lista vem São Joaquim, com -5,3ºC. As cidades da região só devem começar a esquentar entre segunda e terça.
Não há mais previsão de neve, como ocorreu na última semana (veja vídeo), mas muitas cidades ainda devem amanhecer com geada.
Em contraste as maiores temperaturas do país nas últimas 24 horas foram em Santana do Araguaia (PA), onde fez 39,8ºC, e em Palmas e Pedro Afonso, ambas no Tocantins, que atingiram os 39,7ºC.
Mas, em outras parte do Norte, a massa de ar polar também chegou. A friagem ocorre principalmente no Amazonas, no Acre e em Rondônia. Nos dois últimos Estados, segundo o Climatempo, alguns lugares podem registrar menos de 10°C. As capitais Rio Branco e Porto Velho se encaminham para viver seu recorde de frio neste ano.