CORONAVÍRUS

São Paulo tem menor média móvel de mortes por Covid desde janeiro

Estado registrou média de 42 óbitos por dia nesta quarta, ainda longe dos menores números da pandemia

São Paulo tem menor média móvel de mortes por Covid desde janeiro (Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil)

O estado de São Paulo registrou nesta quarta-feira (6) média móvel de 42 mortes de Covid por dia. É a menor média desde 15 de janeiro deste ano. Nos primeiros meses de 2022, por causa da elevada transmissibilidade da variante ômicron, o Brasil viu as taxas de contaminação explodir e as mortes aumentarem consideravelmente.

No estado de São Paulo, por exemplo, em 9 de fevereiro, a média de mortes chegou a 288 por dia. A média de mortes na capital paulista, porém, desde então, começou a cair quase continuamente, até atingir o valor desta quarta, que está longe, contudo, dos menores números de óbitos registrados em razão da Covid. Em dezembro do ano passado, o estado chegou a ter menos de 20 mortes por dia.

Nesta quarta, Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde do estado, afirmou que, além da queda de mortes e casos, há estabilidade em internações. “Os altos índices de vacinação pavimentaram um caminho seguro do enfrentamento da pandemia em SP”, afirmou.

Segundo a secretaria de Saúde, a última semana epidemiológica trouxe uma redução, em relação à semana anterior, de 17% em óbitos e de 16% em casos.

Neste momento, há 1.672 pessoas internadas em São Paulo, das quais 561 estão em UTIs (unidades de terapia intensiva).