JULGAMENTO

Sargento preso com cocaína em avião da FAB vai a julgamento na terça (15)

Audiência está prevista para começar às 9 horas

Justiça vai julgar sargento preso com cocaína em avião da FAB - (Foto: Reprodução)

A Justiça Militar da União (JMU) vai julgar nesta terça-feira (15), o sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues, que é acusado de tráfico internacional de drogas. A informação foi divulgada pelo Superior Tribunal Militar (STM) nesta segunda-feira (14). Em 2019, o militar participava de uma missão oficial quando foi preso em flagrante no aeroporto de Sevilha, na Espanha, com 37 kg de cocaína.

A bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), o militar integrava a comitiva de 21 militares que acompanhava a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Tóquio, no Japão, onde participaria da reunião do G-20. Manoel foi preso em flagrante pelas autoridades espanholas no aeroporto de Sevilha.

Segundo a promotoria, o sargento viajou na condição de passageiro da aeronave, mas estava escalado para a função de comissário no trecho Sevilha-Brasília, previsto para 26 de junho de 2019. A denúncia contra o militar foi aceita pela Justiça em janeiro de 2020, quando ele virou réu.

Julgamento

A defesa do militar pediu para afastar a aplicação da lei sobre tráfico de drogas, e substituir pela regra do Código Penal Militar que tem pena menor.

A ação tramita na primeira instância da Justiça Militar da União, no Distrito Federal. O julgamento desta terça está previsto para às 9h, mas a sessão não será transmitida.