Um satélite da Google foi encontrado na madrugada desta terça-feira (4) em uma fazenda em Goiatuba, no Sul do Estado. Segundo o gerente da propriedade, Gilberto Gonçalves da Silva, uma luz do objeto piscava e chamou a atenção dos trabalhadores, que foram até o local ver do que se tratava.
Os trabalhadores encontraram o objeto por volta da 0h30 na plantação de cana-de-açúcar da fazenda, mas não conseguiram identificá-lo. Pela manhã, Gilberto foi até o local e viu que se tratava de um satélite da Google. “Ele tinha um adesivo que dizia que, se caso caísse, era para ligar no número 0800. Quando liguei, eles já estavam a procura [do satélite]”, relatou.
Ainda de acordo com Gilberto, a equipe responsável pelo satélite, que é de São Paulo, já estava na fazenda procurando o objeto. “Mas eles estavam em outro local, há uns cinco quilômetros onde estava o satélite”, explicou.
O gerente então passou as coordenadas para os técnicos, que chegaram no local por volta das 11h30 e recolheram o objeto. “Eles levaram ele numa saveiro, o equipamento é pequeno”, ressaltou.
Gilberto também comentou que os técnicos afirmaram que o satélite estava na região da Califórnia, no Estados Unidos, e ,por conta de um problema na regulagem de pressão, veio a cair. Tanto o gerente da fazenda quanto a equipe responsável pelo objeto acreditam que ele caiu no início da tarde de ontem. “Segundo eles, o objeto deixou de marcar no GPS às 12h57, mas só vimos ele a noite por causa da luz”.
O gerente ainda garante que a queda não deixou nenhum estrago na lavoura. “Foi só o susto”, disse.