Ayurveda: conheça como a medicina ancestral indiana pode ajudar na sua qualidade de vida
Você já bebeu um shot matinal que incluía açafrão e limão ou um copo de…
Você já bebeu um shot matinal que incluía açafrão e limão ou um copo de água morna assim que fez sua higiene pessoal? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, isso significa que mesmo sem ter consciência você conhece um pouco da medicina ayurvédica, pois algumas práticas se popularizaram bastante no Brasil nos últimos anos. Porém, o Ayurveda é algo bem mais profundo do que as “receitinhas” do Instagram.
Ayurveda é um sistema de cura baseado nas tradições indianas que traz hábitos inspirados em princípios ancestrais de mais de 5.000 anos. É um conhecimento que propõe a observação diária do corpo, nas mudanças climáticas e nos ciclos, e traz como pilar a ideia da alimentação como remédio. Assim, agrega combinações de autocuidado buscando uma vida mais consciente e saudável.
Em resumo, a medicina ayurvédica é um saber tradicional baseado em princípios holísticos que busca equilibrar o corpo, a mente e o espírito para promover a saúde e o bem-estar. Ela enfatiza a importância da prevenção e do tratamento das causas subjacentes das doenças, em vez de simplesmente tratar os sintomas. Através do uso de técnicas como dieta, ervas medicinais, massagem, yoga, meditação e outras práticas terapêuticas, a medicina ayurvédica visa restaurar o equilíbrio dos doshas (energias fundamentais) no corpo e promover a harmonia entre a pessoa e seu ambiente.
Para ampliar nosso entendimento, entrevistamos Ludmyla Lobo, terapeuta, formada em enfermagem, medicina ayurvédica e doutoranda em naturopatia, para nos trazer um pouco deste saber milenar.
Saiba mais no Instagram da Terapeuta Ludmyla Lobo
Como você passou de uma enfermeira cirúrgica, centrada na medicina moderna, para uma terapeuta que buscou conhecimentos ancestrais como forma de trazer cura e tratamentos?
Eu conheci o Ayurveda em 2018, na época eu estava muito doente, diagnosticada com Burnout e Disbiose Intestinal. Uma equipe de médicos da medicina moderna cuidava de mim, e em vários momentos desse cuidar eu percebi que se eu pudesse ser mais assertiva com as informações sobre mim para eles e se minha rotina diária fosse melhor, a minha recuperação poderia ser mais rápida e eu ajudaria na minha cura. Comecei então a aplicar o Ayurveda em mim, e deu tão certo que hoje faço disso minha profissão. Eu sou a prova, o Ayurveda como medicina complementar pode salvar vidas!
Como o Ayurveda pode ajudar na nossa qualidade de vida?
O Ayurveda nos faz enxergar de fato o que é bom para nós dentro de nossas particularidades como seres únicos, sendo assim, fazemos melhores escolhas diariamente proporcionando qualidade de vida através da manutenção da saúde e prevenção de doenças.
É possível transformar nossos hábitos em meio a agitação e nos excessos da vida moderna?
Sim, é totalmente possível e libertador! O Ayurveda traz muitas ferramentas capazes de transformar nossos hábitos em algo prazeroso, simples e fácil, desde que estejamos abertos para o autoconhecimento e para o novo. Saúde é auto responsabilidade, sempre.
Qual hábito ayurvédico que todos podem inserir no cotidiano para ajudar na melhoria de sua saúde?
Um hábito ayurvédico simples que indico sempre para todos em qualquer idade é a auto-observação diária, parar alguns minutos no início ou fim do dia para silenciar-se e assim poder ouvir o que seu próprio corpo tem a dizer. Sim, nosso corpo fala e fala muito o tempo todo. Nós na maioria das vezes estamos apressados demais para ouvi-lo, cinco minutos de observação diária pode salvar uma vida! Acreditem, essa prática traz uma reconexão com nossos Órgãos dos Sentidos e isso nos permite agirmos com maior rapidez em um desequilíbrio qualquer do nosso corpo, trazendo restauração do corpo e ou complementando um diagnóstico ou tratamento da Medicina Moderna.
Cada dia que passa os saberes ayurvédicos chegam com mais força no ocidente, ampliando nossas práticas de autocuidado e autocura. Porém, é preciso ter atenção na busca de tais recursos, pois para que o processo terapêutico seja eficaz é preciso o acompanhamento de um profissional, com uma formação densa e que está muito além de informações soltas das redes sociais.
Se você também quer entender mais e buscar o Ayurveda como linha de tratamento ou reeducação alimentar e hábitos saudáveis, o primeiro passo é buscar uma terapeuta que possa orientá-lo neste caminho, de maneira embasada e segura. Assim, se você achou o processo ayurvédico interessante, busque mais informações e se abra para um novo mundo que te levará a uma jornada profunda de autoconhecimento. Boa sorte!