MUDANÇAS

Caiado empossa novo secretário da Saúde em meio à alta dos casos de dengue 

Governador apresentou novo secretário nesta sexta-feira (26)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), empossou nesta sexta-feira (26) o novo secretário da Saúde do estado, o médico Rasível dos Reis Santos Júnior. O profissional substitui Sérgio Vencio, que continua como secretário adjunto da pasta. Ele foi apresentado à imprensa com uma missão importante: executar estratégias com foco no combate à dengue.

Caiado destacou o perfil técnico de Rasível, que tem vasta experiência em saúde pública e coordenação de projetos de sucesso em gestão hospitalar. O novo secretário é especialista em Medicina de Urgência e em Green Belt em Lean Six Sigma (melhoria de processos e serviços).

“A saúde é o carro-chefe do nosso governo neste momento em que temos que apresentar não só teses, mas resultados concretos de como nós resolvemos ou, pelo menos, melhoramos a vida dos goianos”, afirmou o governador.

Segundo Caiado, a escolha de Rasível considera a necessidade de avançar nas ações de regionalização da saúde, com criação e ampliação de unidades, além da organização da rede de urgência e emergência no estado.

“A responsabilidade é que sejamos atuantes e preventivos. É lógico que não se consegue tudo, mas o que eu pretendo é fazer com que os goianos tenham condições dignas de viver no interior e nas cidades menores”, acrescentou.

Prioridades
Entre as prioridades do novo secretário, Caiado listou a entrega do Hospital de Águas Lindas de Goiás e a ampliação do Hospital de Formosa, ambos na região do Entorno do Distrito Federal. Outras metas são a entrega da ala pediátrica do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora); a criação de uma rede materno-infantil; a redução da fila de cirurgias eletivas e a reforma do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

Após construir carreira profissional em hospitais públicos de Minas Gerais e no Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, Rasível se mostrou otimista para os desafios, devido ao que classifica como “alto nível da equipe”.

Combate à dengue

Caiado também anunciou uma estrutura de combate à dengue recomendada emergencialmente em 123 municípios em que o contágio é considerado de alto risco. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) e do Corpo de Bombeiros, em parceria com o Governo de Goiás, a proposta é de que os gabinetes sejam implantados nos 246 municípios goianos. Com a novidade, será possível monitorar o número de casos de dengue, zika, chikungunya e as ações de vigilância. As informações serão compartilhadas entre estados e prefeituras 24 horas por dia. 

“É uma ação conjunta. Cada prefeito e prefeita tem muito mais capacidade de mobilizar suas estruturas municipais. Quero dizer a você que o Estado de Goiás está 100% mobilizado. Quero agradecer os empresários que estão fazendo doações… Soro fisiológico, água potável, repelentes… Tudo isso será distribuído por nossa Secretaria de Saúde e do nosso Corpo de Bombeiros”, destacou Caiado.