SOLUÇÃO

Pandemia fez crescer busca por facetas como tratamento para o bruxismo, diz especialista

Segundo o cirurgião-dentista Roque Udson, o tratamento é feito com equipe multidisciplinar e visa não só correções estéticas, mas também funcionais

A pandemia da Covid-19 não só alterou o modo de vida das pessoas – com o isolamento social e perdas repentinas -, como também ocasionou uma série de problemas psicológicos causados pelo distanciamento social e medo do futuro. Uma das várias consequências foi o aumento e agravamento de bruxismo, condição que leva a pessoa a ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que a ansiedade gerada no período pandêmico levou ao ‘boom’ de casos. Segundo o cirurgião-dentista, Roque Udson, a busca pela correção por meio de facetas em porcelana e lentes de contato dental também está em alta.

De acordo com ele, o bruxismo  é uma condição causada por diversos fatores externos, que implicam na saúde mental e física da pessoa, levando-a a ranger ou apertar os dentes, desgastando e até quebrando-os.

Ele ressalta que a pandemia contribuiu para o desenvolvimento de ansiedade e estresse em grande parcela da população. “As pessoas ficaram mais ansiosas, estressadas, com um futuro incerto. Tiveram medo de perder a vida ou pessoas próximas. Isso contribuiu para a ocorrência de bruxismo, e, em muitos casos, a perda da estrutura dentária e comprometimento da estética do sorriso.

Formado há 20 anos em odontologia, ele afirma que nunca viu a demanda pela correção estética e reparadora aumentar tanto. “A condição do bruxismo tem levado as pessoas a procurarem nossas clínicas – duas em Goiânia e uma em São Paulo – para fazerem o tratamento com as facetas ou lentes de contato dental e também com as placas e botox”, disse. 

Tratamento do bruxismo

Conforme explica o profissional, o tratamento é feito com equipe multidisciplinar, com cirurgião dentista, psicólogo e outros profissionais. Primeiro faz-se a correção estética por meio das facetas ou lentes de contato dental. 

Depois disso, são tirados os moldes para a construção da placa de bruxismo, indicada principalmente para o paciente passar a noite e evitar ranger os dentes. Por fim, há também a possibilidade de aplicação de botox para finalizar o tratamento e obter resultados mais satisfatórios.

“É um processo que vai devolver todo o sorriso e a função mastigatória que essa condição provocou. É algo que gera um bem-estar tanto funcional quanto estético”, ressaltou.

Clínica em Goiânia traz sofisticação e tecnologia

Um dos procedimentos mais procurados na atualidade, as facetas em porcelana ou lentes de contato dental agora podem ser feitas em Goiânia, no Edifício Órion Business & Health Complex.

Inaugurada recentemente, a clínica traz sofisticação e tecnologia de ponta para deixar o paciente confortável e seguro para realizar o procedimento.

O local, gerenciado pelo dentista Roque Udson, profissional que possui anos de experiência e técnica exclusiva, preza pela qualidade e bem-estar nos atendimentos.