Prótese de Silicone: cirurgião esclarece que substituição não é obrigatória após 10 Anos
Após 10 anos de uso, menos de 10% dos implantes apresentam problemas de ruptura

A ideia de que as próteses de silicone precisam ser trocadas obrigatoriamente a cada 10 anos é um mito. Segundo especialistas, não existe um prazo fixo para a substituição dos implantes mamários, e a decisão deve ser baseada em avaliações médicas periódicas e na presença de eventuais complicações.
O cirurgião plástico Jorge Seba, explica que os implantes modernos possuem alta durabilidade e, geralmente, não necessitam de substituição automática. “Hoje, as próteses estão cada vez mais avançadas. O mais importante é manter um acompanhamento regular com um especialista e estar atenta a qualquer alteração nas mamas”, afirma o especialista.
Entre os casos que podem exigir a troca dos implantes, estão complicações estéticas ou funcionais, como enrijecimento das mamas, dor, alterações visíveis no formato dos seios, flacidez devido a oscilações de peso ou gestação, desejo de mudar o tamanho da prótese, encapsulamento ou contratura capsular.
Segundo o médico, a taxa de ruptura das próteses é baixa. Após 10 anos de uso, menos de 10% dos implantes apresentam problemas de ruptura, e 91% permanecem intactos. A contratura capsular, que é o endurecimento da cápsula formada pelo organismo ao redor da prótese, ocorre em menos de 4% dos casos. “Mas é importante salientar que também, que contraturas de grau leve, não necessitam troca do implante, podem ser resolvidas com tratamento clínico. É preciso avaliar individualmente cada caso”, completa o cirurgião.
Recentemente, várias famosas optaram por trocar suas próteses de silicone. Romana Novais, médica e esposa do DJ Alok, trocou seus implantes em fevereiro de 2025 após mais de dez anos de uso. Ela optou pela troca devido a uma contratura capsular e ao rippling, que são dobras visíveis na pele ao redor do silicone.
Ainda em 2025, outras famosas como Virginia Fonseca, Amanda Kimberlly e Hariany Almeida também realizaram a troca de suas próteses. Virginia Fonseca fez a troca no início de janeiro e aproveitou para realizar uma mastopexia, que reposiciona e dá firmeza às mamas. Amanda Kimberlly, após 11 anos com as próteses antigas, fez a substituição em janeiro, em São Paulo. Já Hariany Almeida optou pela troca após emagrecer, buscando ajustar o tamanho dos seios e garantir que ficassem mais proporcionais ao seu corpo atual.