Secretaria de Saúde alerta sobre compra de peixes
A busca por peixes, de água doce ou salgada, cresce cerca de 30% na semana…
A busca por peixes, de água doce ou salgada, cresce cerca de 30% na semana santa. Desta forma, é importante que haja cautela na hora de comprar os pescados. Por isso a Secretaria Estadual de Saúde (SES)divulgou cuidados necessários para a hora da compra.
Segundo Eliane Cruz, gerente de Vigilância de Produtos da SES, comer pescados é saudável e saboroso, contudo pode trazer danos à saúde se não forem de boa procedência e acondicionados da forma adequada para o consumo. Ela alerta que as pessoas devem ter cautela na hora de comprar peixes. “Este é um tipo de alimento muito sensível, por isso devem-se ter alguns cuidados na compra, preparo e no armazenamento”, afirma Eliane.
A gerente diz que os olhos do peixe devem ser transparentes e brilhantes, como se ele ainda estivesse vivo. “Quando o peixe fica muito tempo no gelo, ele fica com os olhos achatados e sem brilho e isso é um sinal importante de que aquele pescado não será ideal para o consumo humano”, explica.
Em relação à compra de congelados é preciso verificar se o produto é inspecionado pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) e está armazenado na temperatura adequada, conforme informado pelo fabricante na embalagem. “Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos”, alerta a SES.
Outro fator importante é a higiene do local. Segundo a secretaria, o consumidor precisa escolher um estabelecimento limpo, verificar se os atendentes têm cuidados com a higiene e, principalmente, observar se os peixes estão mantidos na temperatura correta. Os pescados frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. Já se forem congelados e embalados, o consumidor deve observar o que informa o fabricante.