Seduce anuncia concurso público para professores
Certame vai disponibilizar mil vagas para as áreas de química, física e matemática
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, anunciou a realização de um concurso público para professores durante reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego) na manhã desta sexta-feira (10). Com a presença da presidente do sindicato, Bia de Lima, e outros representantes, a secretária também comunicou vários outros pontos que atendem às reivindicações da categoria, entre eles o pagamento do piso.
A realização do concurso público foi autorizada pelo governador Marconi Perillo e o processo se encontra em tramitação na Escola de Governo. Serão mil vagas para as áreas de química, física e matemática, que são disciplinas de demanda clara.
De acordo com a secretária, uma vez feito o certame, o Estado terá uma visão real do déficit das outras disciplinas. “Hoje nós temos distorções, por exemplo, professores de geografia dando aula de matemática. Isso dificulta a secretaria detectar a carência real das outras áreas. Atendendo esse déficit de química, física e matemática teremos um cenário real para verificar as outras demandas. É um grande avanço para a categoria”, informou.
A secretaria espera que, após cumprir os trâmites burocráticos e passar pela análise financeira, o edital seja publicado no segundo semestre deste ano.
Piso salarial
Raquel Teixeira informou que o pagamento do piso salarial aos professores dos cargos P-I e P-II foi autorizado e começa a ser realizado a partir de julho, com retroativo a janeiro. “Nós continuamos negociando o mesmo aumento para os professores P-III e P-IV”, esclareceu.
Ainda durante a reunião com o Sintego, a secretária anunciou a autorização do processo de progressão vertical, que deve atender dois mil professores, a eliminação do quadro transitório, permitindo a adequação dos funcionários ao quadro permanente e a regularização do vale transporte.