Segurança nas eleições em Goiás terá o reforço de 10 mil policiais militares
Comandante geral, coronel Divino Alves afirma que eleições devem transcorrer de maneira tranquila em todo o Estado. Em Itumbiara, efetivo conta com tropas do COD e Graer
A Polícia Militar apresentou, nesta sexta-feira (30), o planejamento para as eleições municipais em Goiás, que serão realizadas no próximo domingo (2). No total, 10 mil homens serão deslocados para as 17 regionais eleitorais do Estado. Neste sábado (1º), um efetivo formado por 126 policiais já se desloca para a região de Posse. Outro quantitativo, formado por 650 homens, segue para demais localidades.
O comandante-geral, coronel Divino Alves, afirmou que Itumbiara terá um reforço no efetivo com tropas do Comando de Operação de Divisas (COD) e do Grupamento Aéreo (GRAer). “A expectativa é que as eleições transcorram de maneira tranquila em todo o Estado. Não deveremos ter situações que fujam do nosso controle”, diz o coronel.
O comandante também afirmou que “o planejamento para as eleições começou há dois meses para alinhar detalhes e logísticas”, diz. “Observamos a quantidade de locais de votação e falamos com os comandantes regionais para chegar ao número exato de contingente por local”, assegura. “É o suficiente para atender a demanda em Goiás”, pontua. Ele também reforçou que “toda Polícia Militar está envolvida diretamente no pleito eleitoral municipal”.
O coronel Divino Alves destacou, ainda, a frente formada pela Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral, que é formada pela Tribunal Regional Eleitoral, Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público.
A partir das 18h deste sábado (01º/10), os policiais irão fazer a guarda dos 2.497 locais onde estarão as urnas de votação. “No domingo haverá, no mínimo, dois homens em cada localidade”, resume. “Inclusive na véspera e no dia do pleito, haverá policiamento nos Cartórios Eleitorais, com escolta de juízes e promotores eleitorais”, diz. O subcomandante-geral, Carlos Antônio Borges e o chefe do Estado Maior, Silvio Vasconcelos Nunes, também participaram da coletiva.