NOVO MINISTRO

Sem discurso, Mendonça toma posse como ministro do STF

André Mendonça ocupa vaga aberta com aposentadoria de Marco Aurélio Mello

Sem discurso, Mendonça toma posse como ministro do STF - (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O ex-advogado-geral da União, ex-ministro da Justiça e pastor André Mendonça tomou posse nesta quinta-feira (16), como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em cerimônia que contou com a presença de Jair Bolsonaro (PL) e dos presidentes dos demais Poderes, Mendonça fez o juramento de cumprir a Constituição e não discursou.

O ex-advogado-geral da União foi o segundo indicado por Bolsonaro, que prometeu um nome “terrivelmente evangélico” para ocupar a cadeira no STF. O primeiro foi Nunes Marques. Mendonça ocupará a cadeira deixada por Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos.

O evento de posse contou com a presença de aproximadamente 60 presentes. Para entrar, todos os convidados e autoridades apresentaram o cartão de vacinação ou comprovante de exame RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da cerimônia.

Em um breve pronunciamento, Mendonça afirmou que espera contribuir. “Espero contribuir com a Justiça brasileira, com o Supremo Tribunal Federal e ser, ao longo desses anos, um novo servidor e um ministro que ajude a consolidar a democracia e esses valores e garantias e direitos que já estão estabelecidos e que vierem a ser estabelecidos no texto da nossa Constituição”, declarou.