Senacon pede esclarecimento à Apple sobre segurança de fones de ouvido
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou na última segunda-feira (30) a Apple para prestar…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou na última segunda-feira (30) a Apple para prestar informações, no prazo de 72 horas, sobre a segurança dos fones de ouvido Airpods, fabricados pela empresa.
A medida foi tomada após o surgimento da notícia sobre uma criança de 12 anos que teria sofrido danos auditivos pelo uso do acessório. O caso aconteceu nos Estados Unidos.
De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a preocupação da Senacon é com a segurança dos consumidores brasileiros.
“Estamos investigando possível defeito e consequente risco à saúde e segurança dos consumidores brasileiros. A intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso”, declarou em nota.
Segundo a Senacom, a fabricante deverá justificar a venda do acessório e os riscos do equipamento, explicando regularidade, qualidade, segurança, transparência, informação e orientação aos consumidores quanto à fabricação e venda do produto.
“Por enquanto, estamos notificando a empresa a se explicar e mostrar os reais riscos à população que consome esse produto e se foi um caso isolado ou não. Se a Apple permanecer em silêncio, esse processo será anexado num processo sancionatório que pode resultar, por exemplo, na suspensão temporária ou definitiva do serviço, interdição e recall. Por enquanto, contudo, a empresa está apenas sendo instada a explicar esse caso e que deveria ter partido dela”, informou Rodrigo Roca, secretário Nacional do Consumidor.
A Apple informou que não irá comentar o caso.
++ Justiça em Goiânia condena Apple por vender iPhone sem carregador; leia
*Com informações da Agência Brasil e Metrópoles