Senador Canedo completa 35 anos com aumento de 550% na população
A pequena cidade a menos de 20 quilômetros da capital do Estado foi a que mais cresceu em termos de população entre 2010 e 2022 no País
Senado Canedo já foi um distrito. Também já foi conhecido como Senador “Faz Medo” (devido aos altos índices de violência, característica de uma cidade dormitório, que cresceu sem a infraestrutura necessária). Porém, hoje é considerada uma das principais potências econômicas de Goiás.
Neste sábado, 1º de junho, a cidade comemora 35 anos de emancipação como uma promessa que se realiza dia-a-dia. O aumento de mais 550% na população — de 1992 a 2022, segundo o IBGE — mostra a força e também os desafios do município.
A história de Senador Canedo tem início bem antes de 1989, quando o distrito foi elevado à categoria de cidade. Com uma trajetória ligada à construção da estrada de ferro da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) na década de 1930, o município cresceu juntamente com a ferrovia, atraindo as primeiras famílias de trabalhadores vindos de Minas Gerais e Bahia.
A Fazenda Vargem Bonita, propriedade do Senador Antônio Amaro Canedo, foi escolhida como local para montar os acampamentos que acolheram esses trabalhadores, dando início à povoação. Próximo à estação ferroviária, surgiram a zona central e os primeiros estabelecimentos comerciais, marcando o início do desenvolvimento urbano.
Mas com o crescimento, atrelado à proximidade com Goiânia, o distrito foi alçado à condição de cidade independente em 1º de junho de 1989. A partir de então, Senador Canedo alçou voo que a tornou bastante atratativa. Sobretudo pela forte presença de indústrias, comércio e serviços, além do ar de interior, com facilidades de uma cidade que se desenvolve.
Aumento da população
Atualmente, Senador Canedo alcançou uma população de 155.635 habitantes, conforme o Censo Demográfico de 2022, se consolidando como o oitavo município mais populoso do Estado. Desde a sua elevação a município, a cidade participou de quatro Censos Demográficos, registrando um impressionante crescimento populacional de 551,1% entre 1991 e 2022.
O crescimento acelerado trouxe consigo uma série de desafios para os gestores municipais e para os cidadãos. O aumento da população exige investimentos contínuos em infraestrutura, educação, saúde e segurança, áreas fundamentais para sustentar o desenvolvimento econômico e social da cidade. Temas que devem ser tratados na próxima eleição municipal.