CPI DA COVID

Senador diz que ex-atriz pornô está por trás de estudo que desqualifica cloroquina

Em sessão da CPI da Covid na última terça-feira (25), o senador Luís Carlos Heinze…

Em sessão da CPI da Covid na última terça-feira (25), o senador Luís Carlos Heinze (Republicanos-RS) disse que uma atriz pornô está por trás de um estudo fraudulento que tenta minar a credibilidade da cloroquina no tratamento contra a covid-19. A atriz em questão é Mia Khalifa.

Heinze disse que o suposto estudo é assinado por uma companhia de fachada chamada Surgisphere. E que pesquisadores teriam feito uma varredura em dados da empresa até descobrir que Mia é a gerente de vendas da empresa.

O senador não citou o nome da atriz, o que despertou a curiosidade de telespectadores. O esforço múltiplo de checagem deu resultado rápido nas redes sociais: Heinze caiu em um meme que coloca a foto de Mia como uma pesquisadora renomada.

“Pesquisa da The Lancet, fraudulenta. Escutem o que eu vou dizer: essa fraude, que envolvia uma companhia de fachada chamada Surgisphere, alegava ter registro de 671 hospitais, que misteriosamente pediam para permanecer anônimos, e alegava que o tratamento com hidroxicloroquina teria matado pacientes do Covid”, disse o senador. “Pesquisadores começaram a investigar e descobriram que a gerente de vendas da Surgisphere era, pasmem, senhoras deputadas que estão aqui, senhores senadores, a gerente de vendas da Surgisphere era uma atriz pornô”.

Em seguida, acrescentou: “Uma atriz pornô. Nada contra ela. E a diretora científica era uma escritora de ficção científica.”

 

Resposta

Mia comentou a confusão nas redes sociais. “Eu não sei quem precisa ouvir isso (Brasil). Mas eu não sou uma médica, então não aceite conselhos médicos de memes falsos meus que você encontrou no WhatsApp”, disse em português.

Ummm I don’t know who needs to hear this (Brazil), but I’m not a doctor, so don’t take medical advise from fake memes of me you found on WhatsApp… tchau♥️

— Mia K. (@miakhalifa) May 26, 2021

Muitos seguidores da ex-atriz também se pronunciaram nas redes sociais. “Perdão. O Brasil está uma bagunça agora. Estamos perdidos e usamos qualquer coisa para nos divertirmos”, disse um seguidor.

“Tenho saudades da época em que a maior vergonha do Brasil foi perder para a Alemanha por 7×1 na Copa do Mundo”, disse outro.

“Uma pesquisadora está se fingindo de atriz pornô para escapar da CPI”, brincou outro internauta.

Tréplica

O senador também se manifestou na internet.  “Tentar ridicularizar uma opinião contrária não é respeitar a democracia. Pior ainda se o desrespeito é realizado com “Fake News”, propagando uma calúnia para milhares de internautas. Hoje, sofri ataques vergonhosos com o sentido de neutralizar meu discurso. Segue o fio”, publicou.

 

*Com informações da Revista Monet, Uol e O Tempo