AJUDA HUMANITÁRIA

Senador pretende convocar ministro após Brasil recusar ajuda argentina

Argentina ofereceu ajuda humanitária à Bahia, que sofre com enchentes e mortes

Lula convida e Randolfe deve fazer parte da equipe de campanha do petista (Foto: Senado Federal)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou nesta quinta-feira (30), um requerimento de convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, à Comissão Representativa do Congresso Nacional. Ação é para que ele explique porque recusou ajuda humanitária oferecida pela Argentina à população da Bahia, que tem sofrido com as enchentes dos últimos dias.

“A Constituição Federal é nítida ao estabelecer que as relações internacionais da República Federativa do Brasil deverão buscar a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina. No entanto, mesmo diante de uma tragédia humanitária provocada pelas fortes chuvas e enchentes na Bahia, o Governo de Jair Bolsonaro é incapaz de respeitar a Carta Magna e de receber a solidariedade e ajuda do governo argentino”, disse Randolfe, em trecho do requerimento.

A Argentina ofereceu auxílio de 10 profissionais conhecidos como “capacetes brancos” especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres.

As chuvas na região sul da Bahia deixaram, até o momento, 24 mortos, 434 feridos e 91 mil desabrigados. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência.