pesquisa

Ser homem ou branco é visto como fator que ajuda a ter sucesso nas empresas, diz Datafolha

Viver com algum tipo de deficiência, por outro lado, é percebido como prejudicial

Ser homem ou branco é ajuda a ter sucesso nas empresas, aponta pesquisa do Datafolha. Por outro lado, para 42% dos entrevistados, ter algum tipo de deficiência ou incapacidade física é considerado o fator mais prejudicial.

Segundo o levantamento, 56% dos ouvidos dizem acreditar que ser homem favorece o êxito profissional, enquanto 47% pensam o mesmo sobre ser branco. Entre mulheres e negros, essa percepção é ainda maior: 61% e 60%, respectivamente, afirmam que ser homem é um fator positivo, enquanto 52% e 53%, respectivamente, concordam que ser branco é uma vantagem.

Já ser mulher é visto como benéfico para 32% dos entrevistados, embora considerado fator prejudicial para 21%. No caso de pessoas negras, 58% afirmam que a característica não beneficia nem prejudica, enquanto 24% dizem ser prejudicial e 16% declaram enxergar benefícios.

A pesquisa Datafolha foi realizada com 1.013 pessoas das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Goiânia e Brasília.

O levantamento incluiu apenas pessoas com mais de 18 anos empregadas em cargos administrativos, equivalentes ou superiores em empresas brasileiras com pelo menos 50 funcionários.

Ao observar o topo da hierarquia, 76% afirmam que o cargo mais alto da empresa em que trabalham é ocupado por um homem, e 84% dizem que uma pessoa branca detém essa posição.

A pesquisa revela também que apenas 22% dos entrevistados trabalham em empresas que são lideradas por mulheres, e só 8% estão em companhias que têm pessoas negras no cargo mais alto.

Além disso, os dados mostram que chefias femininas são mais comuns entre subordinadas mulheres (41%) do que entre homens (28%). De maneira semelhante, chefes negros são mais frequentes entre funcionários negros e indígenas (18%) do que entre brancos (9%).

*Via Folha de São Paulo