ensino superior

Sisu 2023: MEC divulga lista dos aprovados nesta terça-feira

As matrículas para a chamada regular vão de 2 e 8 de março

O Ministério da Educação divulga nesta terça-feira (28) a lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2023. A relação pode ser acessada na página do programa [aqui].

As matrículas para a chamada regular vão de 2 e 8 de março. Data, horário e local devem ser consultados junto à instituição de ensino.

Os candidatos que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera de um dos cursos escolhidos no ato de inscrição. O prazo para pedir o ingresso vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

Criado há oito anos, o Sisu é a forma com que os alunos que prestaram o Enem concorrem a uma vaga no ensino superior. Para isso, as universidades precisam disponibilizar suas vagas através desse sistema, o que acontece a cada semestre. O objetivo é de que um estudante que prestou o Enem na escola do seu bairro possa concorrer a uma vaga nas melhores universidades do Brasil, uma forma de democratizar o acesso à universidade.

No entanto, um estudo do Ipea, de 2018, aponta que essa mobilidade geográfica (um aluno sair de um estado para estudar em outro) é potencial, mas não necessariamente se concretiza. De acordo com as evidências encontradas pelos pesquisadores, os estudantes dão preferência a instituições próximas de sua origem e que as migrações motivadas pelo Sisu são reduzidas, ainda que a quantidade de migrações interestaduais tenha aumentado após o estabelecimento do novo processo de seleção parcialmente centralizado.