Estratégias

Sob Temer, Marconi amplia influência no governo federal

Com governo do presidente interino Michel Temer, governador de Goiás amplia pauta de temas estratégicos para Goiás e o Centro-Oeste junto ao Palácio do Planalto

A relação política e administrativa de grande proximidade entre o governador Marconi Perillo e o presidente interino Michel Temer abriu caminho para que Goiás amplie de forma significativa a pauta de possíveis parcerias investimentos do governo federal no Estado. Apesar de ter construído uma convivência institucional positiva e marcada por resultados com a presidente afastada Dilma Rousseff, Marconi avança de forma significativa na pauta de reivindicações da gestão Temer.

É o que se constata a partir da sequência de 13 audiências com ministros e com o próprio presidente interino desde a terça-feira da semana passada, dia 24 de maio. Marconi foi o primeiro governador de Estado recebido por Temer no Palácio do Planalto e, com base nas informações da agenda oficial do interino, nenhum outro chefe de Poder Executivo estadual já teve tantos colóquios e audiências na Esplanada quanto Marconi. Na terça-feira, foram 8 ministérios. Ontem (2/6), o governador de Goiás esteve em outros cinco.

Desta vez, a peregrinação pela Esplanada dos Ministérios se estendeu a cinco pastas do governo do presidente interino Michel Temer: Alexandre de Moraes, da Justiça; Ricardo Barros, da Saúde; Gilberto Kassab, de Ciência e Tecnologia;  Marcos Antônio Pereira, de Indústria e Comércio, e Mendonça Filho, da Educação. “Como os ministros são nossos amigos, com os quais já temos uma convivência de muitos anos, houve uma interação muito grande”, salientou. O dia de visitas em Brasília foi iniciado às 9 horas no Ministério da Justiça. Ao ministro Alexandre de Moraes, o governador reforçou o pleito de liberação de recursos por parte do Governo Federal para que o Estado possa investir nas ampliações do sistema prisional e no monitoramento eletrônico.

Na audiência com o ministro da Saúde, o governador reforçou o pedido de o Estado ter contrapartida para a manutenção dos hospitais do governo estadual. “São hospitais de alto padrão, aprovados pela população e devem merecer  atenção do Governo Federal em razão do seu alcance social”, disse.

Ao ministro Gilberto Kassab, pediu apoio ao Inova Goiás e a outros projetos da área de ciência, tecnologia e pesquisa. “Também pedimos apoio às nossas instituições de ensino superior”, anunciou. Com o Inova Goiás, explicou Marconi ao ministro, o Governo de Goiás será o indutor desse processo de estímulo à inovação, promovendo a integração entre os três segmentos e priorizando, orientando e definindo a forma de aplicação dos recursos.

No Ministério da Educação, com o ministro Mendonça Filho, o governador Marconi Perillo tratou de vários temas, dentre eles a implantação das Universidades Federais de Jataí e Catalão, já aprovadas pelo Governo Federal e em fase de implantação. Aproveitou a audiência para explicar ao ministro Mendonça Filho o andamento do projeto de implantação de OS`s na área da educação em Goiás.

O ministro Marcos Antônio Pereira recebeu do governador Marconi Perillo o convite formal para que visite Goiás com o objetivo de anunciar projetos específicos para microempresas e para a atração de investimentos. Marconi destacou a importância do segmento para o desenvolvimento da economia de Goiás e do Brasil e afirmou que os pequenos e médios empreendedores vão liderar a retomada do crescimento econômico.

Depois de avaliar como positivas e altamente proveitosas as audiências, o governador Marconi Perillo disse estar sentindo uma abertura muito grande por parte dos ministros do governo atual, assim como com o próprio presidente interino Michel Temer, aos projetos e às reivindicações de Goiás. “Tenho sido recebido com atenção e percebido em todos os ministros o desejo sincero de atender as reivindicações de Goiás, que são justas e visam sempre o melhor para o povo goiano”, avaliou.