Tragédia

Sobe para 20 o número de mortes causadas pela chuva em São Paulo

As fortes chuvas deixaram ao menos outras 19 pessoas feridas e centenas de desabrigados e desalojados.

O número de mortes em decorrência da chuva na capital paulista e região metropolitana aumentou para 20, segundo informações divulgadas hoje (12/03) pelo Corpo de Bombeiros. Por meio da rede social Twitter, os bombeiros disseram que há cinco desaparecidos e que as buscas estão concentradas em Mairiporã, uma das cidades mais atingidas pelo temporal.

Foram registradas oito mortes em Francisco Morato, quatro em Mairiporã, duas em Itatiba, duas em Itapevi, uma em Guarulhos e uma em Cajamar. Em Franco da Rocha, uma pessoa morreu afogada nesta manhã ao tentar atravessar um ponto de alagamento. Os bombeiros ainda não informaram o local em que foi encontrada a 20ª vítima.

As fortes chuvas deixaram ao menos outras 19 pessoas feridas e centenas de desabrigados e desalojados. A Grande São Paulo, onde ao menos 16 pessoas morreram, foi a região mais atingida. O interior do Estado também foi afetado. Em algumas cidades, choveu em um intervalo de algumas horas o equivalente ao esperado para todo o mês de março.

As chuvas foram provocadas por uma faixa de nebulosidade que se estende desde a Região Norte do país, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste. O sistema meteorológico é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Também foi registrado um sistema frontal atuando próximo à costa, que favoreceu a convergência de umidade na região, principalmente no litoral.