Se as grandes gravadoras, músicos antigos e executivos precisam de mais uma evidência que a forma de consumir música mudou e que as pessoas vão apoiar alternativas à pirataria, os novos números do Spotify não deixam mentir. O serviço musical de streaming revelou através do Twitter de seu fundador Daniel Ek que agora possui 30 milhões de usuários pagantes. Vale lembrar que a assinatura custa cerca de R$ 14,90 no Brasil e que o programa possui uma versão grátis. A única diferença entre as duas praticamente é a gratuita conter propagandas e possuir restrições na hora de ordenar ou pular músicas no celular.
Ou seja, as pessoas estão mais do que dispostas a pagar para ouvir música, só não querem necessariamente comprar CDs. E os números são impressionantes de várias formas: em junho de 2015 eram 20 milhões, ou seja, foi um crescimento de 50% em menos de um ano. Na mesma época, havia 75 milhões de usuários gratuitos, número que deve ser bem maior agora. Não é à toa que outras empresas e artistas finalmente começaram a investir no streaming, como o Tidal de Kanye West ou a Apple Music que já possui 10 milhões de inscritos fiéis.