STF: André Mendonça será relator de pedido de impeachment ao ministro da Defesa
Advogados acionaram titular da pasta por nota das Forças Armas que afirma que "não exclui a possibilidade da existência de fraude” nas urnas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, indicado de Bolsonaro (PL), foi escolhido relator para um pedido de impeachment ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, nesta quinta-feira (17). A ação é de um grupo de advogados.
Na peça, eles dizem que houve crime de responsabilidade por conta da nota das Forças Armadas dizendo que “não exclui a possibilidade da existência de fraude” nas urnas. Vale citar, esta veio após relatório da instituição que não apontou fraude.
Ainda na quarta (16), o ministro Alexandre de Moraes enviou pedido de avaliação semelhante à Procuradoria-Geral da República (PGR). Esta foi do deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ), sendo anexada ao inquérito que investiga as milícias digitais no Supremo.
Na petição, o deputado escreve que o ministro precisa ser investigado por “exercício ilegítimo de suas funções” ao colocar em dúvida a lisura do processo eleitoral. Na peça, ele também pediu que o STF determinou os órgãos do Executivo se eximam de fazer manifestações do tipo.