Memória

STF prepara exposição sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

STF abre mostra exatamente um ano após tentativa de grupos extremistas de derrubar instituições democráticas brasileiras

STF derruba normas de Goiás sobre serviço voluntário nos Bombeiros e na PM voluntários exercessem atividades de guarda e policiamento
Estátua localizada em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) (Foto: Agência Brasil)

Está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (8) a abertura de uma exposição, promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que vai relembrar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A solenidade vai acontecer no térreo do edifício-sede do Supremo com a presença de ministros e outras autoridades, a partir das 14h.

A mostra recebeu o nome de “Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia” e será aberta ao público a partir de terça (9). O lançamento vai acontecer exatamente um ano após a tentativa de grupos extremistas de tomar, de assalto, as instituições da república brasileira.

Segundo a assessoria de imprensa da Corte, o objetivo da exposição é o de preservar a memória institucional do STF, com cenas que simbolizam tanto a resistência dos ministros quanto os esforços das equipes envolvidas na reconstrução e restauração do patrimônio do Supremo.