Suco de uva servido em audiências aumenta em 30% as conciliações familiares, aponta estudo goiano
Um estudo realizado pela juíza goiana Aline Tomás, da 2ª Vara da Família de Anápolis,…
Um estudo realizado pela juíza goiana Aline Tomás, da 2ª Vara da Família de Anápolis, constatou o aumento de 30% dos acordos jurídicos em audiências de conciliação familiar quando as partes tomaram suco de uva. A pesquisa faz parte do mestrado em Direito e Políticas Públicas que a magistrada cursa na Universidade Federal de Goiás (UFG).
O experimento foi realizado eentre abril de dezembro de 2018. Foram analisadas 659 audiências de conciliação. A análise foi feita em duas salas semelhantes. Em 304 delas foi servido água e em 345, suco.“Enquanto na sala que possuía água havia 45,4% de acordos, na que era servido suco os acordos chegaram a 76,27%”, explica Aline.
Segundo a magistrada, a ideia surgiu a partir de um estudo realizado em Israel. A pesquisa aponta que juízes bem alimentados antes das audiências tendiam a ceder mais liberdade aos julgados. Por isso, Aline passou a estudar como seria a glicose aplicada ao corpo humano. “A glicose é o principal gatilho de recompensa ao cérebro. Normalmente as pessoas chegam às audiências com o sistema de punição ativo, então com o suco o sistema de recompensa é estimulado e as partes ficam mais suscetíveis à comunicação, a ouvir o outro”, completa.
A juíza destaca que o líquido era servido mas o consumo era opcional. “Os que não ingeriam tinham um resultado de 45,4%, ou seja, igual da sala que tinha apenas água”, diz. Segundo ela, a média de acordos no Brasil é de 11,5%. Desta forma, o número alcançado pela pesquisa é expressivo (76,27%). Diante disso, o projeto foi apresentado ao Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) para que o procedimento seja aplicado nas demais audiências. “Futuramente pode ser expandido para o Brasil”, finaliza.
Avaliação do experimento
A nutricionista Roberta Oliveira avalia que por mais que se trate uma boa iniciativa o experimento realizado não dá condições para concluir que o suco de uva ou qualquer outra bebida açucarada possa aumentar a calma das pessoas. “O que ela fez foi levantar uma hipótese, jamais afirmar”, diz.
A profissional ressalta que um estudo científico publicado recentemente relaciona o aumento da agressividade da pessoa com baixa de glicose e colesterol. “Esse estudo também leva em consideração outras variantes, que são os aspectos hormonais, genéticos e ambientais desse indivíduo”, conta.