MAUS TRATOS

Suspeito de abandonar bois e explorar madeira ilegal é preso em Guarani (GO)

Cerca de 90 animais morreram de fome na propriedade rural

Suspeito de abandonar bois sem alimento e água além de explorar madeira ilegal é preso em Guarani (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de abandonar bois e vacas sem alimento e sem água, além de participar da exploração ilegal de madeira em Guarani de Goiás, região Nordeste do Estado na quarta (28). A prisão ocorreu após denuncias de moradores da região.

Cerca de 90 animais foram encontrados mortos por falta de alimentos e cuidados básicos e outros foram resgatados “definhando e próximos da morte”, conforme a polícia. “Nós recebemos a denúncia que em uma determinada fazenda de Guarani tinham animais morrendo por estarem passando fome e não recebiam os cuidados necessários de seu proprietário. Deslocamos até o local e conseguimos constatar a veracidade da denúncia. Na fazenda, havia inúmeras carcaças de animais e outros em situação de sobrevida”, explica o delegado Humberto Soares.

Cerca de 90 animais foram encontrados mortos por falta de alimentos (Foto: Polícia Civil)

No decorrer das investigações, a polícia descobriu que na fazenda não havia nenhum médico veterinário para acompanhar a saúde dos bois e vacas. Ao ser questionado, o proprietário confessou que não alimentava os animais por não haver pasto ou outro tipo de alimento que os sustentassem.

“O proprietário da fazenda trabalha há muito tempo com a compra e venda de bovinos. Havia de 900 a 950 gados da mesma espécie (raça nelore) no local”, diz Soares. Além do abandono dos animais, o proprietário é suspeito de explorar e comercializar madeira de forma ilegal. A madeira fica nas propriedades da fazenda, mas o suspeito não tinha autorização dos órgãos públicos para comercializá-la.

Suspeito de abandonar bois sem alimento e água além de explorar madeira ilegal é preso em Guarani (Foto: Polícia Civil)

O homem foi encaminhado para a delegacia e preso pelo crime de maus tratos contra animais. Um inquérito foi aberto para apurar o caso de exploração ilegal de madeira. Pelo primeiro crime, ele poderá ficar até um ano e meio detido. Ele segue à disposição do Poder Judiciário.

A operação contou com o auxílio da Delegacia de Iaciara, Polícia Militar e o Batalhão Rural de Posse, 12º Núcleo da Polícia Técnico Científica, Agrodefesa e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guarani de Goiás.

Suspeito de abandonar bois sem alimento e água além de explorar madeira ilegal é preso em Guarani (Foto: Polícia Civil)

LEIA MAIS

De bombinhas no ouvido a facadas, animais de rua sofrem maus-tratos em Jataí (GO)

Polícia descarta maus-tratos em caso de cão enterrado por morador em lote baldio de Rio Verde

Homem é preso por matar cães para consumir a carne, em Aparecida (GO)

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Francisco Costa