Suspeitos de integrar célula neonazista são presos em Santa Catarina
Polícia Civil prendeu suspeitos em três cidades: Florianópolis, Joinville e São José
A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu um grupo suspeito de integrar uma célula neonazista em três cidades: Florianópolis, Joinville e São José. Os agentes apreenderam, também, armas, munição e símbolos associados ao nazismo. Na residência de um dos suspeitos, também foi apreendida uma impressora 3D que, segundo a polícia, era usada para fabricar partes de armas de fogo.
As informações sobre a prisão foram televisionadas no Fantástico do último domingo (23). Dentre os detidos, estão três universitários que já estavam sendo monitorados pelos policiais há alguns meses.
A investigação começou em abril, quando um dos suspeitos foi detido por tráfico de drogas e, com ele, foram encontradas bandeiras ligadas ao nazismo.
A Polícia Civil fez monitoramento das atividades online dos suspeitos e encontraram vídeos e imagens com alusões nazistas, além de mensagens com termos racistas e xenofóbicos. Em algumas delas, um dos membros do grupo chama os outros para “matar mendigo amanhã” e outro responde que “todos os mendigos negros nordestinos deveriam ser fuzilados”.
Conforme a lei brasileira, apologia ao nazismo é crime, mesmo sem haver atos de violência ou incitação direta à violência. A pena de reclusão, de acordo com o código penal, pode variar de dois a cinco anos.
O grupo responderá por associação criminosa armada, fabricação de arma de fogo e divulgação do nazismo.
*com informações da TV Globo