Consumidor

Suzuki convoca proprietários de veículos para recall por problemas no sistema de freios

De acordo com a montadora, a falha detectada pode ocasionar vazamento de fluido de freio, perda da capacidade de frenagem do veículo com risco de acidentes e danos graves e/ou fatais

Falhas na vedação das pinças do sistema de freio traseiro de alguns veículos Suzuki modelos Swift Sport e Swift Sport R levaram a SVB Automóveis do Brasil Ltda. a convocar os proprietários para que seja feita a substituição das peças. Devem passar pelo recall todas os carros dos modelos citados fabricados entre setembro de 2014 e dezembro de 2015 com numeração de chassis (não sequenciais) finais de 300004 a 300325.

Para fazer a troca, o proprietário deve primeiro fazer o agendamento até o dia 11 de julho em qualquer concessionária Suzuki. Os consumidores podem acompanhar o cronograma de divulgação do chamamento de recall elaborado pela empresa através dos meios de comunicação.

De acordo com a montadora, a falha detectada pode ocasionar vazamento de fluido de freio, perda da capacidade de frenagem do veículo com risco de acidentes e danos graves e/ou fatais aos ocupantes de veículo e/ou a terceiros. Segundo a empresa, 320 unidades sujeitas a esse defeito foram comercializadas e distribuídas em 18 Estados da Federação. Desse total, 18 veículos foram inicialmente distribuídos para Estado de Goiás.

Para tirar as dúvidas dos consumidores foi disponibilizado o telefone 0800 770 3380 para consulta sobe as redes de concessionárias Suzuki. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Além do telefone, possui o acesso virtual pelo site www.suzukiveiculos.com.br

Orientações do Procon

O Procon-Goiás salienta que, em casos como esse, a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

Os consumidores que efetivarem a troca deverão exigir o comprovante de que o serviço foi efetuado. Esse documento deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda do veículo. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Já os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Poder Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.