CHUVA FORTE

Tempestade faz dia virar noite e alaga São Paulo

(Folhapress) Pela primeira vez, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo de tempestade para…

Tempestade em São Paulo (Foto: Reprodução)
Tempestade em São Paulo (Foto: Reprodução)

(Folhapress) Pela primeira vez, a Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo de tempestade para os celulares dos moradores da cidade de São Paulo, pouco antes das 16h desta sexta-feira (24). E o alerta se mostrou acertado porque o que se viu na sequência foi um caos em toda a capital.

Várias ruas e avenidas foram alagadas, as escadas da estação Jardim São Paulo do metrô pareciam uma cascata, que acabou por alagar os trilhos, na linha 1-azul. Além disso, parte do teto do shopping Center Norte desabou.

O alerta da Defesa Civil foi recebido por todos os moradores das regiões afetadas. Mesmo os que não haviam se cadastrado receberam a mensagem.

Segundo o órgão estadual, o “alerta foi enviado utilizando o sistema Defesa Civil Alerta, por meio da tecnologia CellBroadCast. Todos os celulares com tecnologia 5G ou 4G receberam o alerta. O objetivo é para que a população se proteja durante este temporal que possuí tempo estimado entre 30 minutos e 1 hora”.

A chuva atingiu mais fortemente as regiões norte e central da cidade. Na estação Jardim São Paulo do metrô, a escada de acesso à plataforma parecia uma cachoeira e os trilhos, que ficam no subsolo, alagaram, paralisando a linha 1-azul do metrô.

A avenida Sumaré, na altura do estádio Palestra Itália, encheu de água, parecendo uma lagoa.

Em Pinheiros, a rua dos Pinheiros também alagou, impedindo o tráfego na região. Assim como a avenida Rebouças.