Tese de imunidade de rebanho contra covid é erro, diz Teich à CPI da Covid
Ex-ministro da Saúde depôs na comissão que investiga ações do poder público na pandemia
O ex-ministro da Saúde Nelson Teich afirmou na tarde de hoje, em depoimento à CPI da Covid, que a estratégia defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre “imunidade de rebanho” da covid-19 não deveria ser mantida. “Tese de imunidade de rebanho é erro. Imunidade você tem pela vacina”.
O ex-gestor foi questionado em diversos momentos pelos senadores que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) a respeito da postura do governo federal em recomendar medicamentos sem eficácia comprovada para os pacientes da coronavírus.
Na perspectiva de Teich, hoje é um “erro” continuar recomendando a medicação, após os efeitos não terem sido comprovados.
Ao ser perguntado sobre ter havido erro ou não na recomendação durante a sua gestão na Saúde dos mesmos medicamentos, o ex-ministro apontou que na época a OMS (Organização Mundial de Saúde) ainda não havia sido contrária ao uso.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-CE) perguntou se a recomendação da cloroquina seria uma posição exclusiva do presidente Jair Bolsonaro, ao que Teich respondeu: “O presidente tem a posição dele de defender a cloroquina e ele mantém a posição dele”.