“Tinha um moço espirrando nesses assentos”, diz aviso em ônibus de São Paulo
Caso aconteceu em Praia Grande, no litoral de São Paulo
Um “aviso Covid” foi colado no banco de um ônibus em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na quarta-feira (12). Nele, estava escrito: “Um moço estava espirrando nesses assentos (Covid). Não sente-se (Covid)”. O cartaz teria sido colado no assento assim que o passageiro desceu do transporte público e o caso repercutiu nas redes sociais.
O registro foi feito por um morador que estava na linha 17, que fez o trajeto entre o Terminal Tatico e o bairro Tude Bastos. Ao G1, o homem que preferiu não se identificar conta, que ia a uma consulta médica e em determinado momento da viagem, viu um passageiro espirrando, sentado no fundo do ônibus.
“Depois, ele desceu, e uma outra pessoa escreveu isso e colocou no banco, para alertar as outras pessoas, para não sentarem”, explica. O passageiro afirma que havia cerca de dez pessoas no veículo.
Contaminação
De acordo com o Leonardo Weissmann, infectologista do Instituto Emílio Ribas e diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, só há problema de sentar naquele local se o passageiro encostar a mão na poltrona que teve contato com uma eventual gotícula de saliva de alguém infectado, e depois levar até alguma mucosa, como o nariz, boca ou o olho.