Diminuir gastos

Titular da Sefaz fala sobre possíveis mudanças no Orçamento

A secretária explicou que, com a fusão de secretarias, o objetivo agora é identificar o que é possível racionalizar em termos de espaço físico, contratos e convênios

As secretarias da Fazenda e de Gestão e Planejamento estão trabalhando para aprofundar a reforma administrativa, conforme determinou o governador Marconi Perillo (PSDB) na primeira reunião com o secretariado. Uma das ações em estudo é a adequação no Orçamento de 2015 para possíveis cortes de gastos de custeio. O assunto foi abordado nesta quinta-feira (08/01) pela secretária Ana Carla Abrão Costa.

A secretária explicou que, com a fusão de secretarias, o objetivo agora é identificar o que é possível racionalizar em termos de espaço físico, contratos e convênios. Ela disse que em relação à estrutura de pessoal, a reforma administrativa já reduziu consideravelmente o número de comissionados e temporários. A avaliação agora é principalmente sobre o espaço físico, detalhou. “Acredito que ainda tem espaço para cortar gordura”.

Em relação às despesas, ela afirmou que “os cortes já começaram com as medidas anunciadas no fim do ano passado pelo governador, mas agora temos que aprofundá-los e fazer com que eles de fato se reflitam em toda a administração”, explicou. Por outro lado, Ana Carla destacou que dará atenção especial à melhoria da eficiência da arrecadação.

Além de estudar medidas para aprofundar a reforma administrativa e racionalizar os gastos, o grupo de estudo entre Sefaz e Segplan, que tem a participação de técnicos de planejamento de outras pastas, está reavaliando o orçamento. “O grupo vai avaliar o tamanho do esforço fiscal que precisará ser feito nesse ano do ponto de vista do superávit primário para que consiga, no horizonte de quatro anos, ter déficit zero, que é sempre o que a gente persegue”, detalhou Ana Carla.