A Tocha Olímpica, o símbolo maior do esporte, será carregada a partir desta quarta-feira (4/5) por 448 condutores em todo o Estado, 97 deles só em Goiânia, onde o percurso será de 20 quilômetros. O revezamento começa em Corumbá de Goiás e termina em Goiandira neste sábado (7/5).
O coordenador geral da Força Tarefa de Recepção, Coordenação e Revezamento da Tocha Olímpica em Goiás, Júnior Vieira, confirma o roteiro da passagem da tocha por 15 municípios goianos. São eles: Corumbá de Goiás, Pirenópolis Anápolis Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas, Pires do Rio, Ipameri e Goiandira.
A programação
A tocha estava prevista para chegar a Corumbá de Goiás, às 8 horas desta quarta-feira, dia 4. No entanto, devido a atrasos na programação, ela ainda não chegou em território goiano. No município, ela será recebida pelo prefeito Célio Fleury e bandas locais.
Em Pirenópolis a chegada está prevista para as 11 horas, onde segue para a praça principal, também com recepção de autoridades e bandas locais. O tempo de permanência no local é de 15 minutos.
Às 17 horas chega em Anápolis e será recebida na praça principal, com duas horas de apresentações culturais. A tocha pernoita na cidade e sai no dia seguinte, quinta-feira, dia 5, às 7 horas.
Às 9h30 desta quinta-feira, dia 5, a tocha chega em Itaberaí. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha. Também serão realizadas apresentações com bandas locais.
Às 10h40 chega na cidade de Goiás, e será recebida por um grupo municipal, na praça principal, onde também serão realizadas apresentações artísticas.
A chegada a Inhumas está prevista para as 14h45. O encontro será na praça principal da cidade e o evento vai contar com apresentações culturais e discurso de autoridades.
Goiânia
Em Goiânia, a chegada será às 16h30, desta quinta-feira, dia 5, e sairá às 6 horas de sexta-feira, dia 6. O maior trajeto da tocha em Goiás será na capital, onde percorre 20 quilômetros. O revezamento começa na Praça do Trabalhador e passa pelos seguintes pontos: Grande Hotel, Parque Mutirama, Praça Tamandaré, Praça do Ipê, Parque Vaca Brava, viaduto T-63, Colégio Estadual Pedro Xavier Teixeira, Parque Areião, Praça Léo Lynce e finalmente na Praça Cívica, onde pernoita. O Governo de Goiás prepara um show do Jota Quest para celebrar a passagem do símbolo das olimpíadas.
Trindade
Às 7h30 do dia 6, sexta-feira, chega à Trindade. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito.
Em Aparecida de Goiânia a chegada será às 9h40, também de sexta. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito.
Às 14 horas chega em Piracanjuba. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito. No município, 20 pessoas conduzirão a tocha.
Em Morrinhos a tocha chega às 16 horas, com 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito. No município, 20 pessoas conduzirão a tocha.
Caldas Novas recebe a tocha às 18 horas. Serão três horas de parada na praça principal, ao lado do Estádio Serra de Caldas. No local, serão realizadas apresentações culturais. A tocha pernoita na cidade e sai no dia seguinte, sábado, dia 7.
No dia 7, sábado, a tocha chega em Pires do Rio às 7 horas. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a historia da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito.
Em Ipameri a chegada será às 11 horas. A prefeitura não divulgou a programação.
Às 12h40, chega em Goiandira. Serão 15 minutos de parada na praça principal, onde a prefeitura apresentará a história da tocha e bandas locais, hino nacional e pronunciamento do prefeito. A saída está prevista para as 13h30, deste sábado.
Grande festa
As informações sobre o evento de revezamento da tocha por Goiânia foram repassadas pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e pelo superintendente executivo de Esporte e coordenador geral da Força Tarefa de Recepção, Coordenação e Revezamento da Tocha, Júnior Vieira. “Este evento é uma parceria entre governos. Estamos todos imbuídos em fazer uma grande festa em todo o Estado. A população vai fazer uma boa receptação da tocha. É uma oportunidade única do Estado ser mostrado para o mundo todo. Vamos mostrar nossas belezas naturais, culturais, o que temos de bom para oferecer”, afirmou Júnior Vieira.
Para receber a Tocha Olímpica, a Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Seduce, preparou uma extensa programação para quem vai acompanhar o revezamento, que acontecerá a cada 200 metros por 97 condutores, entre eles dois alunos da rede estadual de ensino, os atletas André Vilarinho, Marcelo Marciano de Oliveira, Jane Karla, Acácio Gomes Filho e a dupla sertaneja João Neto e Frederico.
O evento será encerrado na Praça Cívica, com o show do Jota Quest, às 21h40. “Nós preparamos tudo com muito carinho para que a passagem da tocha por aqui seja a melhor de todas. O esporte é fundamental para todas as comunidades e é nosso dever fomentar e divulgar esses eventos”, finalizou Paulo Garcia.