Ásia

Turista brasileira é vítima de abuso sexual coletivo na Índia

Turista e o marido viajavam de moto a caminho do Nepal e foram atacados depois de decidirem acampar para dormir

Uma turista brasileira foi vítima de abuso sexual coletivo no distrito de Dumka, na Índia. O crime aconteceu na última sexta-feira (1º) e teria sido cometido por sete homens, todos já identificados pela polícia. Três foram presos.

De acordo com a embaixada brasileira em Nova Déli, a vítima viajava de moto com o marido, de origem espanhola, e os dois seguiam em direção ao Nepal. À noite, resolveram acampar para dormir e foram atacados pelo grupo. Eles receberam atendimento médico e procuraram os policiais logo em seguida, por volta das 23h (horário local).

Em nota, a embaixada brasileira afirmou que “seguirá à disposição para prestar toda a assistência cabível e acompanhar todos os desdobramentos do caso, em estreita coordenação com as autoridades espanholas e indianas”.

Em 2022, a Índia registrou uma média de 90 estupros diários, segundo informações do escritório nacional de registros criminais. Muitos dos casos, porém, não são denunciados pelas vítimas devido ao estigma que muitas delas sofrem e à falta de confiança na polícia.

Em 2012, o caso de uma estudante de 23 anos que foi vítima de um estupro coletivo e depois assassinada em Nova Déli teve repercussão mundial.