Educação

Turmas de Direito da UEG serão abertas de forma gradativa

As aulas do novo curso serão ministradas em seis campus da universidade. A OAB-GO solicitou que as novas turmas não fossem criadas

O curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG) terá turmas em seis campus – Palmeiras de Goiás, Morrinhos, Pires do Rio, Aparecida de Goiânia, Iporá e Uruaçu -, mas os processos seletivos vão acontecer de forma gradativa. A expectativa é que a primeira turma seja aberta no início de 2018. É o que o explicou o assessor da reitoria da UEG Sebastião Donizete em entrevista ao Mais Goiás.

Antes da instituição confirmar a criação do curso de Direito, a seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) publicou nota solicitando que as novas turmas não fossem efetivadas. O argumento da OAB-GO é que já existem 45 cursos de Direito em Goiás e as novas turmas iriam colaborar com a precarização do ensino jurídico.

De acordo com a OAB-GO, dos 2.100 cursos de Direito existentes no mundo, 1.283 encontram-se no Brasil. Ainda segundo dados divulgados pela seccional, existem no Brasil mais de 1.070.000 advogados e somente a seccional goiana possui mais de 50 mil inscritos. Em nota, a OAB-GO diz que os números comprovam “a desnecessidade de novos cursos jurídicos em território goiano”.

Para Donizete, o principal ponto da criação do curso de Direito pela a UEG é que será o segundo no ensino público de Goiás. “A UEG é uma universidade de inclusão. Nas regiões Norte e Nordeste do Estado, são as primeiras turmas públicas. Estamos tão preocupados com a qualidade quanto eles”, disse o assessor.

Além disso, Donizete afirma que cabe à OAB-GO fiscalizar o exercício da profissão, por meio do Conselho de Ética e do Exame de Ordem, “mas a competência de educar e formar é das instituições de ensino”. Segundo o assessor, a UEG está comprometida em formar bons operadores do Direito, com plena capacidade de serem aprovados no Exame de Ordem e exercer a advocacia da melhor forma possível. A universidade deve abrir processo seletivo para contratar 25 professores em breve.