TV aberta e por assinatura são responsáveis por 79% do tempo de consumo em casa
Dados são do estudo Inside Video 2022
As emissoras de TV aberta e por assinatura – a cabo ou por satélite, são responsáveis por 79% do tempo de consumo dentro de casa no Brasil. Os dados são do Inside Video 2022, estudo da Kantar Ibope Media. Os serviços de streaming ficaram com 21%.
O estudo aponta que, em 2021, 205.876.165 pessoas assistiram aos canais de TV aberta e Pay TV, o que indica que as emissoras de TV aberta mantêm grande alcance no território brasileiro. O tempo médio diário gasto em frente à tela ficou em 5 horas 37 minutos.
25% de todo tempo dedicado à televisão é assistindo a jornalismo. O ranking ainda aponta outras preferências: o consumo de novelas (18%), programas de auditório (9%) e reality shows (4%).
As informações foram coletadas do painel 2.0, tecnologia de medição de audiência, que reúne dados do Focal Meter (FM) instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de Internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de canais de TV.
Streaming
De acordo com dados do Video Streaming Report, também da Kantar, as plataformas online ganharam espaço no país. Dois tipos de empresas se beneficiaram, as gratuitas e financiadas por publicidade (AVOD), que atingem 58% das pessoas por mês, e os serviços financiados por assinaturas dos usuários (SVOD), que alcançam 42% das pessoas mensalmente.
Em 2021, o formato vídeo recebeu 63% de todo o investimento publicitário. Entre os gêneros de programação, destaca-se a popularidade dos reality shows, que apresentam altos índices de audiência.
Entre 2019 e 2021, os dados mostraram crescimento de 20% no volume de ações de branded content nesse tipo de atração, além de 128% nos Top 5 programas.