CLIMA

Últimos dias do ano devem ser marcados por chuvas e tempestades em Goiás

A orientação é evitar áreas de risco e redobrar a atenção em situações de chuvas fortes, especialmente em regiões propensas a alagamentos

Em Goiânia, a previsão para os últimos dias do ano é de até 20 milímetros de chuva (Imagem: Jucimar de Sousa)
Em Goiânia, a previsão para os últimos dias do ano é de até 20 milímetros de chuva (Imagem: Jucimar de Sousa)

O final de 2024 e o início de 2025 prometem ser chuvosos em grande parte de Goiás, segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). A previsão é de chuvas regulares, alternadas com períodos de sol, acompanhando o padrão observado no Natal, quando tempestades causaram estragos em várias regiões.  

Em Goiânia, a previsão para os últimos dias do ano é de até 20 milímetros de chuva, mas essa média pode ser superada em casos de tempestades isoladas, como já registrado recentemente. Para o Réveillon, quem planeja eventos ao ar livre deve se preparar para a possibilidade de pancadas de chuva ao longo do dia e início de janeiro.  

A orientação é evitar áreas de risco e redobrar a atenção em situações de chuvas fortes, especialmente em regiões propensas a alagamentos.

De acordo com o Cimehgo, a formação de um corredor de umidade sobre o estado, conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é a principal responsável pelo cenário. Esse fenômeno, que transporta umidade da região amazônica até o Oceano Atlântico, favorece a formação de nuvens carregadas, resultando em chuvas intensas, rajadas de vento de até 70 km/h e descargas atmosféricas.