Veterinário é preso em Uruaçu transportando 76 tartarugas de forma irregular
Um veterinário foi preso na madrugada desta terça-feira (7), na BR-153, em Uruaçu transportando 76…
Um veterinário foi preso na madrugada desta terça-feira (7), na BR-153, em Uruaçu transportando 76 tartarugas de forma imprópria. Ele foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 197 da rodovia sem qualquer registro ou autorização do Ibama.
Dentro de um Ford Fiesta, o veterinário, de 40 anos, transportava diversas caixas e, dentro delas, 76 tartarugas e cágados de diversas espécies, inclusive algumas oriundas dos Estados Unidos. Os animais estavam em condições inapropriadas, misturados a fezes, restos de comida e sem nenhuma ventilação. Em uma das caixas, por exemplo haviam 18 tartarugas.
Ao ser questionado, o condutor informou que estava viajando de São Paulo (SP) para Belém (PA). Ele informou ser veterinário, apaixonado por animais, e que trabalhava no ICMBio da capital paraense. Entretanto, apesar de conhecedor da lei, ele não possuía nenhum tipo de autorização para trânsito dos animais e também não possuía autorização como criador.
O homem, juntamente com os animais, foram conduzidos para a Polícia Civil de Uruaçu. Ele responderá pelos crimes previstos na Lei 9.605/98 que visa proteger a flora e a fauna. O Ibama foi acionado para cuidar e dar destino aos animais.