Usuário do Tinder abre reclamação no Procon por falta de encontros
Homem alegou que paga por um serviço premium no aplicativo para ter mais 'dates', mas não obteve os resultados esperados
Um morador de Porto Alegre acionou o Procon após não conseguir marcar nenhum encontro no aplicativo de relacionamento Tinder, apesar de pagar por quatro anos por um serviço que impulsionava o perfil. O usuário alegou que, mesmo com o recurso premium para aumentar a visibilidade do seu perfil, não obteve o resultado esperado.
A reclamação foi registrada em outubro e o Procon deu como prazo até 7 de novembro para que o Tinder respondesse aos questionamentos. O órgão aguarda a manifestação do aplicativo para dar continuidade ao processo. A plataforma ainda não se manifestou publicamente sobre a reclamação.
O órgão esclareceu que, apesar da reclamação, o caso ainda está em fase inicial e não há uma decisão final. O Procon explicou que, no âmbito das redes sociais e aplicativos, é necessário avaliar as funcionalidades do serviço e o papel do usuário para determinar se existe uma relação de consumo e, consequentemente, se a entidade tem legitimidade para atuar.
O Procon enfatizou, também, que sua atuação é administrativa, com foco na mediação de conflitos, e que, caso sejam identificadas irregularidades, sanções administrativas poderão ser aplicadas. No entanto, quaisquer obrigações de cumprimento serão determinadas pelo Poder Judiciário.