Vacinados não precisam mais usar máscara em academias do Rio
Decisão acontece em meio à flexibilização de medidas contra a pandemia na cidade
A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu liberar a partir desta quarta-feira (17) o uso de máscaras em academias. O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e torna facultativo também o uso do item em piscinas, em centros de treinamento e de condicionamento físico e em pistas de patinação.
O decreto determina que os frequentadores desses espaços devem comprovar que estão com a vacinação contra a Covid-19 em dia. Desde setembro, é necessário aprovar o comprovante de imunização para frequentar esse tipo de local na cidade.
A decisão da prefeitura acontece em meio à flexibilização das medidas restritivas contra a pandemia na cidade. No final de outubro, as máscaras deixaram de ser obrigatórias em lugares abertos e sem aglomeração na capital fluminense.
A medida passou a valer depois que a Assembleia Legislativa aprovou uma lei que permite ao estado e aos municípios flexibilizarem o uso de máscara em locais abertos.
Na ocasião, os deputados derrubaram uma lei estadual de junho de 2020 que exigia o uso do equipamento de proteção no estado.
Dias após a aprovação, o governador Claudio Castro (PL) publicou no Diário Oficial as regras para a flexibilização, determinando que municípios que tenham vacinado 65% de sua população total e 75% de sua população acima de 12 anos têm autonomia para decidir se retiram a obrigatoriedade ou não do equipamento.